Portuguese English Italian Spanish

Manuel Rijo - Despachantes Oficiais, SP. Lda.

 

HISTÓRIA

SÉC. XIX - O nome da nossa Família surge pela primeira vez nas Alfândegas Portuguesas, quando no decurso do ano 1897, EDUARDO DA FONSECA RIJO é nomeado por alvará, auxiliar de Despachante na Alfândega do Porto, passando mais tarde no início do século XX (1904), a caixeiro do comércio  (antiga designação de Despachante privativo) da firma Brandão Gomes e Cª., na Delegação Aduaneira de Leixões.

SÉC. XX - Poucos anos mais tarde e por alvará de 08 de Julho de 1911 é nomeado Despachante Oficial da Alfândega do Porto, cargo que exerceu até 1949.

DÉCADA de 30 - A saga da Família continua quando na década de 30, seus filhos EDUARDO DA FONSECA RIJO JUNIOR, ANTÓNIO DA FONSECA RIJO e MANUEL DA FONSECA RIJO, após exercerem a actividade de ajudante de Despachante, são nomeados Despachantes Oficiais, respectivamente em 1931,1933 e 1937

DÉCADA de 50 a 70 - Dando seguimento à tradição familiar, seus netos (3ª geração) entram para Ajudantes de Despachante nos anos de 1953, 1954 e 1963 e mais tarde, Despachantes Oficiais, sendo EDUARDO ARMANDO BRANGANÇA RIJO nomeado a título póstumo pela Comissão de Trabalhadores da Alfândega do Porto em 1974, Manuel Fernando Bragança Rijo por concurso público em 1973/74 e ANTÓNIO MANUEL BRAGANÇA RIJO em 1989.

DÉCADA de 80 - inicia-se a 4ªgeração, no decurso dos anos 1980 e 1983, seus bisnetos JOSÉ MANUEL XAVIER RIJO e LUIS JORGE XAVIER RIJO são nomeados Ajudantes de Despachante.É também nessa altura que, fruto da actualização da nossa profissão, é publicada legislação que permite o exercício da mesma, em regime de Sociedades, sendo constituída em 1984 a firma MANUEL RIJO – Despachantes Oficiais, Lda., de cujos sócios fundadores ainda se mantém na Sociedade e em plena actividade, MANUEL FERNANDO BRAGANÇA RIJO.

DÉCADA de 90 - Apesar do período negro que a nossa actividade atravessou entre 1992 e 1994, com a abolição das fronteiras no Espaço Comunitário e com a adesão da maior parte dos países EFTA, a nossa Empresa resistiu.

SÉC. XXI - Em 2002 JOSÉ MANUEL XAVIER RIJO e LUIS JORGE XAVIER RIJO são nomeados por concurso, Despachantes Oficiais.No início de 2004 a nossa Sociedade é alterada, passando a ser constituída pelos Despachantes MANUEL FERNANDO BRAGANÇA RIJO (Neto do fundador) LUIS JORGE XAVIER RIJO (Bisneto do fundador) e por ZACARIAS MALHEIRO DA SILVEIRA, que fazendo parte da nossa equipa desde 1972 é nomeado Despachante Oficial também em 2002.

ATUALMENTE - MANUEL RIJO – Despachantes Oficiais,SP. Lda. exerce a sua actividade em todas as Alfândegas abrangidas pela circunscrição do Porto, nas Alfândegas de Braga, Aveiro, Lisboa, Setúbal e ainda em parceria com as Alfândegas da União Europeia, designadamente Roterdão, Antuérpia e Algecires.


Ler mais Certificação AEO | Serviços

Newsletter